Agencia Prensa Rural
Mapa do site
Suscríbete a servicioprensarural

É revelada a existência de centenas de paramilitares prontos na Colômbia para ingressar à Venezuela
Agencia Prensa Rural / sábado 5 de abril de 2014 / italiano
 

Grupos paramilitares colombianos estão na fronteira com a Venezuela esperando o agravamento da situação de ordem pública no país vizinho para ingressar a seu território. Sobre este perigo, avisa a inteligência militar venezuelana.

Segundo revelou numa televisão aberta o político e apresentador do programa ‘Los Confidenciales’, José Vicente Rangel, na localidade de Ragonvalia, no departamento de Norte de Santander, “atualmente, estão concentrados cerca de 200 tropas irregulares com grande quantidade de armamento e logística”, Acrescentou, com referência aos informes da inteligência militar, que o mesmo ocorre em outros lugares fronteiriços.

A situação no próprio território venezuelano continua alarmante. De acordo com o especialista, está em preparação uma segunda ofensiva. O saldo de vítimas mortais dos enfrentamentos sangrentos que eclodiram na Venezuela em fevereiro passado chegou, neste fim de semana, a 39.

O Governo e o Exército venezuelano acreditam que as forças antirrevolucionárias na vizinha Colômbia buscam aproveitar-se desta situação e entrar no cenário.

Rangel abordou também o tema da tática de luta levada a cabo pelos setores radicias da oposição e que se costuma denominar em Caracas como ‘guarimba’. O apresentador recordou que já tinha sido ensaiada nos anos 2002-2003 e “agora se repete com maior organização, recursos e logística”.

Entre os novos métodos, destacou o massivo desmatamento registrado nas grandes cidades. É possível que nos próximos enfrentamentos esses troncos possam servir para montar barricadas nas ruas por parte das forças antigovernamentais.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)