Agencia Prensa Rural
Mapa do site
Suscríbete a servicioprensarural

Balanço das lutas realizadas em 2007
 
web: MST

El Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (portugués: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), abreviado MST, es un movimiento político-social brasileño que busca la reforma agraria.

Se originó en la oposición al modelo de reforma agraria impuesto por el régimen militar, principalmente en los años 1970, que priorizaba la colonización de tierras en regiones remotas, con los objetivos de exportar los excedentes poblacionales y de la integración estratégica. Contrariamente a este modelo, el MST busca fundamentalmente la redistribución de las tierras improductivas.

El grupo se encuentra entre los movimientos sociales más grandes de Latinoamérica contando entre sus miembros a un millón y medio de campesinos sin tierra organizados a lo largo de 23 de los 27 estados de Brasil.

Temas relacionados

8 de março – Mulheres
"Mulheres Camponesas na Luta por Soberania Alimentar e contra o Agronegócio"

No dia Internacional da Mulher, diversas ações foram realizadas pelo Movimento no Brasil. Neste ano, mais de 800 mulheres da Via Campesina ocuparam a usina Cevasa – na região de Riberão Preto, interior paulista - que teve parte do seu capital vendido para a Cargill. No Rio Grande do Sul foram ocupadas áreas da Aracruz Celulose, da Votorantim, da Stora Enso e da Boise.

Jornada de Lutas de abril

Como em todo mês de abril, o MST se mobiliza e concentra energia para diversas mobilizações no país. Neste ano, além da homenagem de luta aos 19 companheiros Sem Terra mortos pela Policia Militar em Eldorado dos Carajás (PA) e pela punição dos assassinos, as ocupações de terra e prédios públicos, manifestações e marchas visam pautar nacionalmente a Reforma Agrária, que encontra hoje, como inimigo principal, não somente o latifúndio, mas também o capital financeiro. Trancamento de rodovias também fez parte da Jornada, como no Paraná.

Jornada de Maio

Trabalhadores e trabalhadoras nas ruas de todo o país. Diversas entidades, movimentos e organizações sociais se organizaram em conjunto para a Jornada do 23 de Maio para exigir mudanças no modelo econômico e pelos direitos trabalhistas.

Junho – 5º Congresso

No dia 11 de junho, teve início, o V Congresso Nacional do MST em Brasília (DF). A atividade reuniu mais de 17 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais para momentos de estudo, confraternização e luta.

Julho Jornada Trabalhador Rural

Mais de dez estados realizaram ações no período da Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina. Com o marco no dia 25 de julho, Dia do Trabalhador Rural, aconteceram ocupações de terra e prédios públicos. Em Alagoas, a fazenda Boa Vista, de propriedade da família Calheiros, do presidente do Senado, Renan Calheiros, foi ocupada por mais de 400 famílias.

Agosto – Jornada educação

Em conjunto com mais de 40 entidades estudantis e movimentos sociais do campo e da cidade a Jornada Nacional em Defesa da Educação Pública. Foram ocupações de universidades, manifestações e marchas entre os dias 20 a 24 de agosto. Em pelo menos onze estado o MST esteve envolvido. Em São Paulo, a tradicional faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP foi ocupada por 500 manifestantes. De madrugada, a Tropa de Choque retirou os estudantes e trabalhadores da faculdade com violência.

Jornada de Setembro

No mês de setembro nos mobilizamos pelo assentamento das 150 mil famílias acampadas em todo o país e pela adoção de um novo modelo econômico que viabilize a realização da Reforma Agrária. Mais de quinze estados realizaram protestos em agências bancárias, trancamento de rodovias e ocupações em prédios do Incra. A Jornada denunciou também o abandono em que se encontra a agricultura familiar, já que o poder público investe cada vez mais dinheiro no agronegócio.

Ainda em setembro movimentos sociais e entidades realizaram o Plebiscito Popular pela nulidade do leilão da Vale, que teve participação de mais de 3,7 milhões de brasileiros participaram do plebiscito, sendo que 94,5% deles rejeitaram o controle privado da Vale do Rio Doce.

Outubro – Sem Terrinha

É a vez dos Sem Terrinha! Em todos os estados as crianças de assentamentos e acampamentos em todo o Brasil saem nas ruas para reivindicar a Reforma Agrária. No Pernambuco uma comissão foi recebida pelo governador, no estado gaúcho marcharam até o Ministério Público para pedir a desapropriação da fazenda coqueiros, e em diversos outros estados marcharam e encantaram os centros das capitais.

Novembro – Ferrovia Vale – Jornada em Defesa dos Recursos Naturais

Parte da Jornada Nacional em Defesa dos Recursos Naturais, mais de seis mil trabalhadores Sem Terra e garimpeiros ocuparam e Estrada de Ferro Carajás – de concessão de uso da Companhia Vale do Rio Doce - no dia 7 de novembro, no município de Parauapebas (PA). Esta foi a terceira ocupação da ferrovia num período de um mês. O principal objetivo da ação foi denunciar a postura da empresa em determinar a lógica de organização do Estado e da sociedade e, sobretudo, da região de influência da exploração mineral, na perspectiva de acumular e enriquecer um patrimônio privado.